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Mais músculos e menos gordura!

Publicado em Sep 7, 2014 por em Dicas/Dúvidas | 2 comentários

Não há dúvidas: a musculação é o exercício mais indicado para deixar a silhueta torneada, combater a flacidez e amenizar a celulite. E isso tudo em menos tempo do que qualquer outra atividade! Quer mais um motivo para praticá-la? Ela emagrece - E MUITO!

Os exercícios aeróbicos têm fama de campeões quando o assunto é exterminar calorias e afinar a silhueta. No entanto, a musculação pode ser bem mais potente na perda de peso. Um estudo realizado pela Universidade de Penn State (EUA), concluiu que a modalidade realizada pelo menos três vezes por semana queima cerca de 40% a mais de gordura do que o mesmo tempo de exercício aeróbico.

Ficou surpresa? Mas acredite! Esse gasto calórico se dá por dois motivos. O primeiro é uma questão metabólica. "Apenas para se manter vivo, o músculo consome mais energia. Grosso modo, ele funciona como uma fornalha: queima gordura e acelera o metabolismo", explica André Ávila Turatti, personal trainer e professor de musculação da Academia Runner (SP). Portanto, quanto mais músculos, mais calorias gastas.

O segundo motivo é a reação. Os treinos de força destroem as fibras musculares. Para que se recuperem, maiores e mais fortes, o organismo gasta energia. E não é só durante o exercício. Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Maine, também nos Estados Unidos, mostrou que a prática deixa o organismo acelerado por aproximadamente 40 horas.

 Antifurinhos e pró-curvas

Além de melhorar o condicionamento físico, turbinar o metabolismo e dar um chega pra lá na gordura, a musculação também é uma adversária poderosa da celulite. Marcos César Rodrigues, professor da Academia Fórmula (Unidade Eldorado), também em São Paulo, explica que a celulite é uma inflamação no tecido adiposo, que fica sob a pele. "Além de diminuir esse tecido, a musculação melhora a circulação sanguínea". Ou seja, quanto menos tecido adiposo, menos espaço para a celulite se alojar.

E se na juventude a musculação costuma ser praticada por motivos estéticos, com o tempo, vira uma necessidade. Isso porque as pessoas perdem massa muscular ao longo da vida. Pesquisas apontam que por volta dos 40 anos, as mulheres têm 10% menos tônus do que tinham aos 20. E o espaço que antes era dos músculos passa a ser ocupado por gordura. "A musculação ajuda a prevenir e reverter esse processo, mantém a musculatura mais firme e ajuda a baixar o colesterol, pois diminui a quantidade de glicose no sangue", explica a educadora física Cida Conti, diretora da Escola Fitness. E, para isso, não precisa aumentar a carga, apenas levantar peso.

 Turbine seu corpo agora!

Embora poderosa, a musculação precisa ser praticada com cautela. Para as iniciantes é indicado fazer uma avaliação física e um check-up cardíaco. "Tirar as medidas também é importante para você checar os resultados", complementa Turatt

Receio de ficar com o corpo masculinizado? Isso só acontece se há excessos. Quem malha com uma carga muito baixa não vê resultados. Por outro lado, exagerar no peso pode atrapalhar a execução do exercício e aumentar as chances de lesão. "Se a respiração já ficar ofegante lá pela 11ª ou 12ª repetição da primeira série, é sinal de que você está exagerando", explica o preparador.

Vai apostar nessa prática? "Três séries de 15 a 20 repetições, com intervalos de 30 segundos a 1 minuto são suficientes em cada aparelho", conta Ávila. E como o músculo leva certo tempo para se recuperar, o indicado é alternar os grupos: se um dia treinar superiores, no outro, treine inferiores. Assim, você evita também a fadiga muscular. Em dois meses com treinos de pelo menos três vezes por semana, a diferença na silhueta já aparece.

E não se assuste se você perceber que o peso aumentou com a musculação. Isso acontece porque o músculo pesa mais do que gordura. Porém, as medidas diminuem. Essa é a proeza da musculação: mais músculos e curvas e menos gordura.

Por Helena Dias

Fonte: http://dietaja.uol.com.br/xyyxxx/saude-fitness/198/artigo226079-1.asp.htm

2 Comentários

  1. Muito legal essa reportagem! E o pilates?

    • Oláaaaaa, o Pilates é muito bom para tudo! Sou pilateira. Mas com certeza para ganho de massa muscular de melhor desempenho, a muscualção ainda é o exercício mais apropriado! Vamos ganhar músculos para queimar mais calorias, essa é a ideia 😉 Bjs

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